Usando o Thinstation como cliente do Terminal Server

O Thinstation é uma distribuição GNU/Linux, desenvolvida para thin client ou equipamentos antigos. Ele pode se conectar a um servidor remoto ou que utilizar recursos locais, para conexões remotas. O Thinstation permite a utilização do NoMachine NX, VNC, Microsoft Windows Terminal Services (RDP), VMWare View Open client, X, telnet, SSH, entre outros.
Para utiliza-lo como cliente do Terminal Server do Windows, é necessário configurar o Windows Terminal Server. (Como configurar um servidor de terminal).
Para configurar o Windows para boot pela rede será necessário usar um programas de terceiros, já que o Windows não fornece servidor TFTP. Recomendo o TFTPd32. Para saber como configurar o TFTPd32 acesse meu outro post.
Em seguida deve-se baixar o thinstation, para isso acesse o site http://tsomatic.agarwal-associates.com

O TS-O-Matic é um site onde você pode criar uma versão personalizada do thintation. Como ele, pode-se selecionar apenas os aplicativos que se deseja utilizar. Utilizaremos a configuração padrão, pois ela já inclui o cliente do terminal server.
Clique no icone Build
Aguarade até que ele construa a imagem. ao concluir você terá a opção de editar o arquivo de configuração.

Esse arquivo de configuração ficará armazenado dentro da imagem e será usado quando não encontrar outros arquivos de configuração. Você acrescentar as linhas a seguir no final do arquivo:

SESSION_0_TITLE=Icewm
SESSION_0_TYPE=icewm
SESSION_0_AUTOSTART=ON

Clique no icone Write Image para continuar e aguarde até que o processo de construção da imagem concluir.
Primeiro, você deve baixar o arquivo de configuração. Clique em Build e baixe o thinstation.conf.example, renomei-o para thinstation.conf.network e colque na pasta do servidor TFTP. Este é o arquivo de configuração do Thinstation, qualquer alteração da configuração deve ser feita nele.
Para baixar a imagem gerada, clique em PXE e baixe os arquivos initrd, vmlinuz, pxelinux.0 e default e colocá-los dentro da pasta do servidor TFTP. Em seguida, crie uma pasta chamada pxelinux.cfg e coloque o arquivo default dentro dela.
Configure no servidor DHCP o arquivo de inicialização para pxelinux.0.
Pronto! Seu servidor já está configurado para inicializar o Thinstation pela rede. Quando ele estiver executando basta clicar no icone MSWindows para acessar o Windows Terminal Server (ou o MS Windows [fs] para abrir em tela cheia).

Dica: Para iniciar automaticamente já abrindo a conexão remota você pode mudar o valor de SESSION_0_TYPE para rdesktop e usar o parametro SESSION_0_RDESKTOP_SERVER para definir o ip do servidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *